sexta-feira, 29 de abril de 2011

Preconceito Lingüístico é o preconceito contra pessoas que falam de forma diferente, e pessoas de classe social superior acham que aquela forma, daquela pessoa falar, é errada e as ridicularizam, acha engraçado. Mas não é errada, é apenas diferente. Vários tipos de regiões falam de maneira diferente, tendo o seu próprio sotaque, tem gente que "puxa" mais os "rr" ou "s". E isso varia de região para região.
Dizem que quem fala bem é o pessoal do maranhão, só porque o a forma culta de falar deles é mais puxado pro português de Portugal. Mas isso é Mentira, só porque pessoas não tiveram um ensino de base, ou não freqüentaram a escola, quer dizer que elas falam errado?
Não, muitas pessoas vivem em condições precárias, não tiveram acesso a escolas ou pessoas de classes inferiores não tiveram condições de pagarem escolas particulares, mas isso não significa que eles não sabem falar, eles podem não saber todas as regras gramaticais, podem não saber o português padrão. Mas eles sabem falar. Muitas crianças que vem de regiões diferentes e tem o seu modo de falar, porque na sua região fala daquela modo, e ao entrarem na escola, os professores começam a introduzir as regras gramaticais, o português padrão, isso confunde a cabeça delas, e se elas não conseguem falar daquele modo que o professor está ensinado, elas passam a se sentir inferior, os alunos já começam a ridicularizá-las, já passam a chamá-las de "burras" e isso causa um constrangimento nas crianças, ou até mesmo prejudica o desenvolvimento delas.
Muitas pessoas não sabem o que é o preconceito lingüístico, não sabem nem da existência dele, porque a sociedade está mais ligada aos preconceitos sociais, aos preconceitos contra homossexuais, contra a mulher, contra a cor da pele. Existem varias Organizações contra esses tipos de preconceito, mas contra o preconceito lingüístico quase não tem nenhuma. Portanto, muita gente ridiculariza pessoas que tem o seu sotaque, ou fala diferente, sem saber que está cometendo um tipo de preconceito.


Ranyelle Miranda, 1º Ano B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário